
“O território é o chão e mais a população; isto é uma identidade, o fato e o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é a base do trabalho, da residência, das trocas materiais e espirituais e da vida, sobre as quais ele influi. Quando se fala em território, deve-se, pois, de logo, entender que está se falando em território usado, utilizado por uma população.” (SANTOS, 2003).
A Educação exerce um papel essencial na promoção do desenvolvimento do território. Aliada às demais políticas públicas de bem-estar social, torna-se decisiva para potencializar o desenvolvimento humano e a formação continuada de gestores de políticas públicas e escolares, professores e demais cidadãos.
Os territórios inteligentes estão associados a elevadas capacidades de aprendizagem, competência na construção de conhecimentos (valoral, conceitual, procedimental e atitudinal) (CARVALHO NETO, 2023), inovação, criatividade e empreendedorismo como marcos para um desenvolvimento social, territorial e educativo sustentável. Visto por esse prisma, a concepção de Território ultrapassa o espaço geográfico e físico, sendo entendida como uma realidade complexa onde se encontram presentes, de maneira equilibrada, as dimensões humanas, sociais, culturais e históricas (Rochette e Alcoforado/CIES20, 2019).
A Rede TISSE – Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo, surgiu em 2018, a partir do interesse comum entre professores das Universidades de Coimbra/CIES20 – António Rochette e Luís Alcoforado e da Universidade Federal do RN/IMD/CE, Betania Ramalho, com o intuito de agregar, de maneira colaborativa, (multi) e interdisciplinar, pesquisadores que apostam no potencial da organização de territórios inteligentes, saudáveis e sustentáveis para a promoção do bem-estar pessoal e social. Propõe-se a romper paradigmas para responder às demandas sociais, educativas e áreas correlatas, pautando-se na perspectiva sistêmica e em modelos inovadores e inteligentes, potencializadores de atividades educativas exitosas que alicercem o desenvolvimento pleno das gerações presentes e futuras deste Século XXl, marcado inclusive pela pandemia da Covid-19.
Ao voltar-se para tema de interesse institucional, o projeto passou a integrar o Projeto SmartMetropolis do IMD/UFRN.
São objetivos da rede: a) desenvolver processos de planejamentos estratégicos e inteligentes para redes de ensino e outras instâncias da política educacional; b) capacitar professores e gestores da educação básica apoiando-se nos conceitos de inovação na escola, participação colaborativa, qualidade educativa, inovação, soluções ciberfísicas e metodologias ativas; c) promover transferência de know how por meio de projetos pilotos inovadores e conducentes à (re)organização de sistemas educativos nos moldes de um território inteligente, saudável e sustentável; d) formar pesquisadores, disseminar produções em veículos acadêmicos qualificados e por meio de eventos.
Ao se aprofundar, você irá e explorar as diversas experiências que a rede oferece. descobrirá novas oportunidades de aprendizagem, interação e crescimento. Venha conhecer a rede e desfrutar de tudo que ela tem a oferecer!